?>

O que é e como funciona o DIU

+ + + + +

O DIU, ou dispositivo intrauterino, é um método contraceptivo que ganhou muita popularidade nos últimos anos. É uma pequena estrutura que é posicionada dentro do útero e que visa impedir a gravidez.

O aparelho impede o contato dos espermatozóides com os óvulos, impedindo a possibilidade de ocorrer a fecundação. Este método é bastante procurado por ser uma solução reversível, logo, se as mulheres decidirem por engravidar posteriormente, o DIU pode ser removido.

O DIU pode ser hormonal ou não-hormonal. A primeira classificação refere-se ao modelo que, além do efeito contraceptivo ajuda no controle da menstruação e na reposição dos hormônios, já os do segundo tipo atuam alterando a secreção uterina, mas não possuem efeitos sobre o ciclo menstrual. Ambos os tipos possuem uma grande eficácia em impedir a gravidez, atualmente, estudos indicam que este método possui taxa de sucesso superior a 99%.

Os DIUs não-hormonais podem ser constituídos por cobre ou prata. Ambos funcionam com liberação contínua no útero do metal de que são feitos. Ambos costumam apresentar uma quantidade menor de efeitos colaterais, no entanto, o DIU de cobre, por vezes, resulta em aumento do fluxo menstrual e cólicas mais intensas.

O procedimento de inserção do DIU é simples e rápido, no entanto, precisa ser feito pelo médico ginecologista. Durante a colocação, a mulher é posicionada com as pernas afastadas para que o médico consiga fazer a inserção do dispositivo.

É importante que, após a inserção do dispositivo, a mulher esteja atenta às mudanças que ocorrem no seu corpo e que busque o médico de confiança ao notar febres, inchaço no local ou cólicas muito fortes. Sangramento durante as relações sexuais também não são comuns e precisam ser observados com cuidado médico.

A AssisteMed pode te ajudar

Quer utilizar o DIU como método contraceptivo ou já possui e quer conferir como está a área com o dispositivo? A AssisteMed possui ginecologistas preparados para atender cada mulher e dar as orientações necessárias.

Agende um horário entrando em contato pelo telefone (31) 2010-5000, pelo WhatsApp (31) 2342-1200 ou pelo site http://assistemed.com.