?>

O que é apnéia do sono e como tratar a doença

+ + + + +

A apneia do sono é um distúrbio que resulta em dificuldade na respiração ou mesmo interrupções nesta ação durante a noite. Este distúrbio piora, e muito, a qualidade do sono e a eficácia do descanso noturno.

Um dos sintomas mais conhecidos da doença é o ronco. Normalmente, a doença é notada por este movimento involuntário que, além de atrapalhar a noite daquele que passa pela doença, também dificulta o sono de quem dorme próximo ao enfermo.

No entanto, este não é o único sintoma que indica a possível presença da apnéia do sono. Sensação de sufocamento durante a noite, dores de cabeça pela manhã, sono agitado, vontade excessiva de dormir durante o dia e dificuldade em manter a concentração são outros exemplos de sinais de distúrbios.

A apnéia do sono ao longo prazo, pode causar problemas sérios como arritmia ou insuficiência cardíaca, diabetes, problemas de memória, hipertensão e riscos cardiovasculares.

Os três tipos de apneia do sono

No entanto, são três as variações da apnéia do sono. Vamos conhecê-las!

  • Apneia obstrutiva do sono: nesta, o enfermo mostra ter dificuldade de respirar por bloqueios externos nas vias aéreas ou por questões anatômicas. Muitas vezes, esta é desencadeada pela posição que a pessoa dorme.
  • Apneia central: nesta, o paciente mostra dificuldade de respiração por alterações na parte do cérebro que controla o sistema nervoso central. Esta, por vezes, é desencadeada por sequelas de AVCs ou tumores no cérebro.
  • Apnéia mista: esta ocorre quando há a presença das duas formas anteriores citadas, no entanto é muito mais rara de acontecer do que as duas primeiras.

Tratamento

O diagnóstico da doença é feito pelo médico otorrinolaringologista. Pode ser pedido uma polissonografia, exame que infere como está sendo o sono do paciente e constata a presença, ou não, da apnéia do sono.

Caso a doença seja identificada, o tratamento, inicialmente, acontece com alterações no estilo de vida da pessoa. Um dos maiores causadores da apneia é o excesso de peso e, caso o paciente apresente esta condição, normalmente é indicado a busca por um nutricionista para que seja orientada uma dieta que tenha esta finalidade.

Em casos mais graves, como quando existe obstrução completa das vias aéreas, a utilização do CPAP, um aparelho que empurra o ar até os pulmões, pode ser requerida.

Outros casos podem envolver tratamento cirúrgico, no entanto, é indicado que se experimente os outros tratamentos antes de recorrer a esta saída.

Assistência especializada

Caso você esteja com algum sintoma ou queira entender mais sobre o assunto, venha até a AssisteMed. Temos uma clínica completa no Centro de Belo Horizonte, com otorrinolaringologistas capacitados para te orientar e fazer um diagnóstico mais apurado do seu caso. Para marcar sua consulta, entre em contato pelo telefone (31) 2010-5000, pelo WhatsApp (31) 2342-1200 ou pelo site http://assistemed.com.